segunda-feira, 17 de abril de 2006

Ferramentas de SEO (Robots.txt)

Este ficheiro serve para gerar um arquivo " robots.txt" que se utiliza normalmente para esconder ficheiros ou directórios do seu web site dos motores de busca.

Estes existem de forma a retirar áreas do site ou ate mesmo para definir que robots dos motores de busca aceitamos e ate poder definir qual o intervalo de tempo de crawl entre a captação de cada Link.

Deixo aqui alguns exemplos do que se pode fazer e em baixo tem um Link sobre o mesmo que explica como fazer, como utilizar, enfim todas as dicas e truques utilizados.

Link robots.txt

Exemplos do que se pode conseguir com o robots.txt

Exemplo: "http://www.seudominio.com/teste/" (Exclui /testes/ directoria)
Exemplo: "http://www.seudominio.com/imagens/" (Exclui /imagens/ directoria)
Exemplo: "http://www.seudominio.com/inicial.html" (Exclui /inicial.html pagina web)

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quinta-feira, 13 de abril de 2006

Google Calendário Análise - Lançamento em Beta

Foi lançada mais uma ferramenta Google.

Pelo o que pude ver o calendário Google funciona bem no Firefox 1.5 bem como no Internet Explorer, e a sua interface é em ajax parecendo bastante intuitiva.

nessa mesma visita aquilo que pode analisar e conhwecer foi a nível das funções básicas .

  • Ajustar o fuso horário, bem como a formatação da data e hora
  • Possiblidade de ter diferentes visionamentos.
  • Os convites e recusas de eventos estão num calendário próprio
  • Possibilidade de criar múltiplos calendários, de partilharem os que tem e de apagar os que não são mais necessários.
  • Possibilidade de importar calendários do Microsoft Outlook
  • Podem ser adicionados novos usuários
  • Possibilidade para definir os direitos dos usuários, permitindo que estes modifiquem eventos ou simplesmente vejam eventos.
  • As Notificações entreguem por e-mail ou por sms quando as funções de telemóveis estão activas.
  • Outros usuários podem ser convidados para uma tarefa ou evento e é possível garantir a estes permissão para estes poderem convidar outros.
  • A criação de tarefas e eventos e simples de realizar, mesmo assim a google oferece uma função de introdução rápida (tipo wizard).
  • È possível editar e apagar eventos após serem inseridos, bem como duplicar os mesmos e torná-los recorrentes.

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Stats :Google Analytics - Urchin

Esta é considerada a melhor ferramenta para conseguir acompanhar e modificar o seu website.

Google Analytics - Urchin é um software de análise de estatísticas que atraves da leitura dos logs armazenados pelo servidor gera relatórios de acesso ao site detalhados.

Esta ferramenta Google Analytics - Urchin é muito importante vai permitir conhecer e saber o que se passa com o seu web site e com os seus visitantes.

Com esta ferramenta (Google Analytics - Urchin ) obterá respostas, como saber quantos visitantes tenho por hora, de onde vem, qual a sua nacionalidade, quais as paginas mais visitadas, quais os motores de busca e palavra-chave me enviam mais visitantes, qual o tempo que duram as visitas, qual a assiduidade das visitas, qual as páginas mais visitadas e muito mais.

A utilização e análise dos dados fornecidos pelo Google Analytics - Urchin, permitem conhecer as tendências dos seus visitantes e possíveis clientes. Através desses dados pode ser adaptado aos desejos dos visitantes através de mudanças de a nível conteúdo, design, pedidos de informação, encomendas entre outros.

O Google Analytics - Urchin gera os seus gráficos através da tecnologia SVG Graphics da Adobe permitindo exportar os mesmos para outras aplicações , como é o caso dos documentos do Microsoft Office

Google Analytics - Urchin, utiliza uma tecnologia chamada de Urchin Tracking Module (UTM), que consegue armazenar atraves dos logs uma infinidade de parametros como referimos atrás, esta tecnologia tem grande vantagem pois consegue de uma forma exacta distinguir varios factores permitindo que os dados não sejam inflacionados como no caso das visitas dos robots dos motores de busca .

Esta ferramenta permite conhecer os seus visitantes e potenciais clientes

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quarta-feira, 12 de abril de 2006

Tableless - Metodologia de Programacao

O Tableless é o nome convencionado para sites que seguem uma técnica de programação baseada em padrões. O Tableless é um código que não usa as tabelas para formatar layouts, e usa XHTML para mostrar o conteúdo, sendo esse formatado através das folhas de estilo (CSS). Como o Tableless tem por base os web standards (Linguagens padrão de publicação de conteúdo), cada tag tem a sua função definida como por exemplo “Div” é uma secção, “ p” é um parágrafo, “ H1” titulo mais importante (1º nível).

O Tableless não representa a ausência total de tabelas, mas sim que estas sejam mesmo usadas para o fim que existem, como no caso de uma tabela de dados ou num calendário. O Tableless começa a ser aplicado por diversos web designers e algumas empresas, pois código com norma tem diversas vantagens pelo uso dessa norma, quer na construção e estruturação da informação da web site quer, no futuro uso por outros profissionais. O Tableless permite ainda o uso desta base para uso de outros tipos de dispositivos sem alterações.

Exemplo de site em tableless

Vantagens do Tableless
Obriga o código a ser construído de uma boa forma

É impossível construir um layout em Tableless e usar código impróprio que não segue as normas standard. Assim, o código é limpo e estruturado o que representa sempre um grande beneficio por si só.

O tempo de acesso é menor, os sites são mais rápidos a carregar.

Este é um benefício atribuído em absoluto ao Tableless, por diversas razões. A primeira razão é que as tabelas demoram mais tempo a carregar, a não ser que se coloquem em todos os elementos a altura e largura caso contrário, todo o texto tem que ser carregado e executado antes da tabela se enquadrar na página. O tamanho de cada página é menor, conforme se pode comprovar num levantamento realizado com o website da Microsoft, que se transformado em Tableless teria uma redução de tamanho em 62%, e usando uma comparação do seu tráfego mensal podemos dizer que eles poupariam 924 GIGS por dia e 329 Terabytes de tráfego.

Código mais fácil de ler
Ao ser realizado em Tableless o código é tão límpido que parece apenas texto com alguns caracteres juntos. Este tipo de código permite melhores e mais rápidas actualizações.

Restyle do layout e diferentes layouts é possível de uma forma rápida.

E mais fácil criar um novo design e aplica-lo a todas as páginas alterando o arquivo de CSS, e não tendo que refazer o código página a página, tabela a tabela. Se quisermos podemos mesmo criar um pequeno menu, e dar a possibilidade a diferentes layouts para que o visitante possa ver o site da forma que achar mais interessante.

È ainda possível usar a base e com pequenas alterações ter o site sem mexer no código e apenas no CSS, para telefones móveis, aparelhos PDA, o formato texto pode ser perfeito para que usa um leitor texto - voz, ou até mesmo um dispositivo de Braille.

Optimização motores de busca

Com o TableLess existe a possibilidade de poder organizar o conteúdo na página sem alterar o layout, permite uma melhor optimização para os motores de busca
Ao layouts de Tableless como já referido anteriormente, reduzem o tamanho das paginas e o tempo de carregamento que também são uma vantagem para os motores de busca.

Flexibilidade nas alterações.

Fazer alterações no layout Tableless é mais simples. E possível através do ficheiro de CSS mudar estilos e gráficos, se for necessário por exemplo mudar a cor de um título em todo o website de azul para amarelo em apenas poucos minutos é possível.

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quarta-feira, 5 de abril de 2006

Internet Marketing - Registo nome domínio

Finalmente você decidiu que esta na altura de ter a sua casa da Internet ( World Wide web).

Muitas pessoas usam os serviços gratuitos, como o Geocities ou Angelfire para ter a sua primeira página na net, enquanto outros saltam de cabeça e registam o domínio e depois procuram um local onde possam realizar o Hosting.

Assim vamos esclarecer e tentar ajudar nesse processo.

1º Passo – Decida-se por um tema

No início é extremamente importante que escolha um tema para a sua página de Internet. Após decidir o tema deve escolher um nome que se relacione bem com esse tema. Se o seu tema é sobre carros, não deve escolher um domínio com um nome relacionado totalmente com plantas. No nosso caso vamos usar o exemplo de consolidação das dívidas e redução de contas mensais.

2º Passo – Descubra o domínio

A maior parte dos Guru`s de Internet aconselham a que escolha um domínio “.com”, para alem disso deve também escolher um nome que seja popular dentro do seu tema.
Se já tem um nome em mente pode passar ao passo 3 para saber se esse domínio ainda esta disponível. Se não temos mais umas dicas para que descubra o tal domínio perfeito para o seu tema.

Se ainda não tem o nome para o seu domínio e esta naquela parte que lhe deu “ uma Branca”, não desespere, pois existem diversas ferramentas gratuitas na Net que pode usar. Se o tema do seu site é consolidação das dívidas e redução de contas mensais, vc provavelmente vai desejar um nome de domínio com uma ou mais dessas palavras. Se necessitar de ajuda para descobrir palavras-chave para incluir no nome do seu domínio, pode usar esta ferramenta gratuita de sugestão de palavras-chave [Keyword Selector Tool]

Neste momento já deve ter uma Short List com diversas palavra-chave escolhidas, de seguida pode usar uma destas ferramentas gratuitas de sugestão do nome do domínio com base nas suas palavras-chave para encontrar o nome perfeito.
Domain informer

3º Passo – Registar o seu domínio

Antes de poder registar o seu dominio tem que verificar se o mesmo ainda se encontra disponível, pode ir ao Whois Server de uma entidade reguladora - Internic - para confirmar.


Depois disso devem ir a uma empresa que faça o registo, uma que podemos sugerir pois tem um valor muito bom é a registo domínios

Hospedagem do seu dominio

Este é o ultima coisa que falta para ter a sua casa na Internet, ou seja a sua pagina web. Existem centenas de provedores desses serviços, uns bons e outros maus, sendo difícil saber quis escolher. Normalmente e devido a qualidade da infra-estrutura e preço reduzido de utilização da mesma os localizados nos estados unidos tem vantagem.

A variavel mais importante nessa escolha chama-se up time (valor percentual que define a garantia de tempo em que o seu domínio esta disponível).

Um dos que temos experiência e nada a reclamar são os da empresa Sitefire.com

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terça-feira, 4 de abril de 2006

Internet Business - Website com poucas visitas

Internet Business -  Website com poucas visitasCada website é um entre milhões de websites na Net, para que este se possa destacar ele é necessário alcançar posições relevantes nos motores de busca e directórios.

Os motores de busca e os directórios na Internet são usados quando as pessoas procuram serviços e produtos na Internet, por serem a forma mais eficaz e rápida de encontrar as ofertas das empresas on-line.

As 7 Razões principais para os websites falharem, na captação de visitantes e respectivamente na geração de tráfego:

1. Os proprietários dos websites produzem os websites de uma forma genérica em vez de criarem de uma forma dirigida ao seu potencial público-alvo.
2. Os motores de busca não vêem o site da mesma forma que um humano, logo as Meta Tags tem que ser optimizadas para os mesmos as lerem e assim listarem os sites.
3. Os títulos de cada página muitas vezes não reflectem o seu conteúdo, e a tag title quase nunca é usada de uma forma dinâmica.
4. Cada uma das páginas não contem descrições detalhadas do assunto que se deseja reflectir.
5. Quando se constrói um web site não é dado o devido valor as frases e palavras que são relevantes para os motores de busca nesse segmento de mercado.
6. Raramente são utilizadas ferramentas de análise da navegação dos visitantes do site de forma a estabelecer padrões adoptandos a esses visitantes.
7. Os websites não são registados nos 22 motores de busca e directórios mais importantes, que por si só representam 88 % de todas as pesquisas na Internet.

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