quarta-feira, 12 de abril de 2006

Tableless - Metodologia de Programacao

O Tableless é o nome convencionado para sites que seguem uma técnica de programação baseada em padrões. O Tableless é um código que não usa as tabelas para formatar layouts, e usa XHTML para mostrar o conteúdo, sendo esse formatado através das folhas de estilo (CSS). Como o Tableless tem por base os web standards (Linguagens padrão de publicação de conteúdo), cada tag tem a sua função definida como por exemplo “Div” é uma secção, “ p” é um parágrafo, “ H1” titulo mais importante (1º nível).

O Tableless não representa a ausência total de tabelas, mas sim que estas sejam mesmo usadas para o fim que existem, como no caso de uma tabela de dados ou num calendário. O Tableless começa a ser aplicado por diversos web designers e algumas empresas, pois código com norma tem diversas vantagens pelo uso dessa norma, quer na construção e estruturação da informação da web site quer, no futuro uso por outros profissionais. O Tableless permite ainda o uso desta base para uso de outros tipos de dispositivos sem alterações.

Exemplo de site em tableless

Vantagens do Tableless
Obriga o código a ser construído de uma boa forma

É impossível construir um layout em Tableless e usar código impróprio que não segue as normas standard. Assim, o código é limpo e estruturado o que representa sempre um grande beneficio por si só.

O tempo de acesso é menor, os sites são mais rápidos a carregar.

Este é um benefício atribuído em absoluto ao Tableless, por diversas razões. A primeira razão é que as tabelas demoram mais tempo a carregar, a não ser que se coloquem em todos os elementos a altura e largura caso contrário, todo o texto tem que ser carregado e executado antes da tabela se enquadrar na página. O tamanho de cada página é menor, conforme se pode comprovar num levantamento realizado com o website da Microsoft, que se transformado em Tableless teria uma redução de tamanho em 62%, e usando uma comparação do seu tráfego mensal podemos dizer que eles poupariam 924 GIGS por dia e 329 Terabytes de tráfego.

Código mais fácil de ler
Ao ser realizado em Tableless o código é tão límpido que parece apenas texto com alguns caracteres juntos. Este tipo de código permite melhores e mais rápidas actualizações.

Restyle do layout e diferentes layouts é possível de uma forma rápida.

E mais fácil criar um novo design e aplica-lo a todas as páginas alterando o arquivo de CSS, e não tendo que refazer o código página a página, tabela a tabela. Se quisermos podemos mesmo criar um pequeno menu, e dar a possibilidade a diferentes layouts para que o visitante possa ver o site da forma que achar mais interessante.

È ainda possível usar a base e com pequenas alterações ter o site sem mexer no código e apenas no CSS, para telefones móveis, aparelhos PDA, o formato texto pode ser perfeito para que usa um leitor texto - voz, ou até mesmo um dispositivo de Braille.

Optimização motores de busca

Com o TableLess existe a possibilidade de poder organizar o conteúdo na página sem alterar o layout, permite uma melhor optimização para os motores de busca
Ao layouts de Tableless como já referido anteriormente, reduzem o tamanho das paginas e o tempo de carregamento que também são uma vantagem para os motores de busca.

Flexibilidade nas alterações.

Fazer alterações no layout Tableless é mais simples. E possível através do ficheiro de CSS mudar estilos e gráficos, se for necessário por exemplo mudar a cor de um título em todo o website de azul para amarelo em apenas poucos minutos é possível.

Etiquetas:

Internet marketing

↑ Grab this Headline Animator

1 Comentarios - Tableless - Metodologia de Programacao:

Anonymous Anónimo disse...

Só o título do post já me deu a sensação que seria um belo artigo. Tableless, essa metodologia (ou conceito! Mas nunca tecnologia, como falam por aí) veio pra ficar e, em breve, vais er commodity; todo mundo terá que ter. Ainda bem!
Parabéns :)

13 outubro, 2008 20:56  

Enviar um comentário

<< Home

+ Internet Marketing


Internet Marketing - Registo nome domínio
Internet Business - Website com poucas visitas
Publicidade por Anúncios
Site Agência de Viagens
Programa de Afiliados
E-Mail Marketing
Motores de Busca
Directório de Domínios
Novo site de Serviços