terça-feira, 31 de outubro de 2006

SEO Capítulo V

SEO (Search Engine Optimization) Capítulo V

Na continuação dos capítulos desta série, embora eu tenha saltado o capitulo IV e explicarei mais tarde o mesmo, "SEO (Search Engine Optimization)", vamos falar sobre Sitemaps (Google, Yahoo)

Sitemaps (Google, Yahoo)

A teoria neste capítulo passa por ajudar aos motores de busca a conhecerem melhor o seu site, ou seja o índex dele e todas as paginas que nele existem.

Google Sitemap ou Webmaster Tools

Hoje chamado de Webmaster Tools, e a pouco tempo de Google Sitemap

Este conceito começou a mais ou menos 1 ano e meio com o Google Sitemap, ou seja uma ferramenta criada pelo Google onde é possível informar o motor de busca Google sobre o conteúdo do nosso site, ou seja antes da visita do crawler do Google este sabe qual o índice de paginas do site.

Pelo que sei o Google continua a fazer o crawl da mesma forma, apenas usa este Sitemap como muleta e portanto depois de fazer o crawl com o seu robô verifica se esta igual e se os links dentro do site Map correspondem.

Este é o modo de operar desta ferramenta, mas ao longo deste ultimo ano e meio a mesma foi evoluído permitindo assim ter diversos dados estatísticos bastantes interessantes para webmasters ou ate para que mexe com Search Engine Optimization (SEO), como é o caso do mapa onde são indicados quais as keywords ou “ frases” que mais visitas fornecem ao site dos motores de busca e qual a respectiva posição das mesmas no motor de busca Google (claro que ele faz uma media do lugar de posicionamento).

Existem ainda outras ferramentas que permitem por exemplo ver os broken links do site (links que não vão dar a lado nenhum, vão dar a paginas sem conteúdo), e que muitas vezes podem baixar a qualidade do site e a classificação atribuída pelo algoritmo do motor de busca Google.

Em termos de ferramentas a ultima novidade e a possibilidade de definir a velocidade com que o robô do Google vem a nosso servidor, podendo assim se for caso disso aumentar-se ou diminuir-se a banda gasta pelo mesmo e o próprio peso do mesmo no processamento no servidor.

O próprio Google fornece uma ferramenta que permite se instalada no servidor gerar o site map, o protocolo usado para depois disponibilizar o site map e baseado em xml (a mesma tecnologia dos feeds RSS e Atom)

Link do Google Webmaster Tools
Em Portugues Ferramentas para webmasters

Link do Sitemap generator do Google
Em Portugues Sitemap generator

Yahoo! Search site Explorer

No caso do Yahoo foi lançado a menos tempo e ainda esta em fase beta mas chama-se Yahoo! Search site Explorer.

Embora o Yahoo já aceite o Sitemap em txt a muito tempo, passou agora a ter um aplicativo baseado em xml que permite validar feeds do próprio domínio, isto é para além dos feeds normais, é possível desenvolver um feed com todos os links do site e assim passam a ter um Sitemap em xml. Este Sitemap em xml é depois submetido ao Yahoo de forma a fazer o mesmo efeito do Google Sitemap, ou seja ajudar o crawler do Yahoo a identificar todas as vossas páginas.

Este sistema da Yahoo serve ainda para o RSS, ou seja cada feed que um site tenha pode ser autentificado lá, e ai ajuda o crawler de RSS do Yahoo a estar mais informado sobre os feeds de um site, embora o auto discovery (que falaremos mais a frente no capitulo do RSS) resolva parte do problema não só para o Yahoo bem como para todos os leitores e crawler de RSS.

Este crawler de RSS da Yahoo, vem ao site com uma determinada frequência buscar as actualizações do Feed de RSS, não sendo necessário o Ping habitual, já que este crawler faz uma media de intervalo de diferença entre actualizações e passa a vir ao servidor onde esta o feed RSS na media dessas actualizações (é bom pois assim na pesa tanto no servidor e gasta menos banda), pelo que sei o tempo mínimo de recorrência de visitação do crawler da Yahoo é 30 minutos)

Link do Yahoo! Search site Explorer
Em Portugues My Web 1.0 BETA

O índice desta série é o seguinte:

SEO (Search Engine Optimization) Capítulo I
Registro nos Principais Motores de Busca e Directórios

SEO (Search Engine Optimization) Capítulo II
Palavras-chave (Keywords)

SEO (Search Engine Optimization) Capítulo III
Conteúdo e código html do WebSite

SEO (Search Engine Optimization) Capítulo IV
• Parametrização e optimização do Title, Meta Tags, headings

SEO (Search Engine Optimization) Capítulo V
Sitemaps (Google, Yahoo)

SEO (Search Engine Optimization) Capítulo VI
• Técnicas de design (CSS, W3C e TableLess)

SEO (Search Engine Optimization) Capítulo VII
• Optimização de velocidade

SEO (Search Engine Optimization) Capítulo VII
• RSS

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Tags Blogalaxia: , , , , , , ,

Etiquetas: , , ,

Internet marketing

↑ Grab this Headline Animator

0 Comentarios - SEO Capítulo V:

Enviar um comentário

<< Home

+ Internet Marketing


SEO
Truques motores de busca
Marketing viral - Wee Siew Kim
Digg por US$ 150 milhões
Wee Shu Min
Palavras-chave (Keywords) - SEO
Wee Shu Min - Viral Internet
Ubuntu 6.10
Registro Motores de Busca e Directórios
Blogs SEO Dicas