Telemarketing
As suas vantagens incluem, para além de todos os aspectos comuns às acções de marketing directo, a possibilidade de estabelecer um diálogo directo apenas comparável à venda directa. O problema passa pelo facto de estas vantagens se poderem transformar muito rapidamente em desvantagens caso o operador não saiba dirigir correctamente a chamada.
Existem dois tipos de acções de telemarketing:
Inbound: Este tipo de telemarketing caracteriza-se pelo facto de o contacto ser iniciado pelo cliente. Este contacto tanto pode ser motivado por um pedido de informação da empresa como por uma necessidade específica do cliente. As linhas gratuitas são a principal expressão deste tipo de telemarketing.
Outbound: Neste caso, envolve todas as acções nas quais o contacto é iniciado pelo empresa. Os abusos ao nível do telemarketing têm ocorrido a este nível.
Tal como para qualquer tipo de acção de marketing directo, o telemarketing também necessita de informação completa e actualizada sobre os alvos da acção. No entanto, as necessidades deste tipo de acção de marketing directo vão um pouco mais longe, sendo ainda necessário assegurar os seguintes aspectos:
Selecção dos operadores: Os operadores deverão ser pessoas capazes de apresentar a mensagem correctamente, de ouvir as reacções e de reagir e adaptar a mensagem a essas mesmas reacções.
Formação dos operadores: As características enunciadas no ponto anterior não são suficientes para assegurar o sucesso da acção. É importante que os operadores sejam formados ao nível do produto, da oferta que estão a vender e das técnicas de vendas que poderão levar ao fecho positivo da negociação.
Elaboração de um argumentário: Este argumentário não é mais do que um guião, pelo qual o operador se deverá guiar. Trata-se de um documento que deverá conter as situações mais previsíveis e respectivas reacções pretendidas. Estes dois instrumentos são os mais usuais para qualquer acção de marketing directo. Ao utilizá-los correctamente, estará efectivamente a adequar a comunicação da sua empresa ao mercado actual e conseguirá resultados muito interessantes por uma fracção do custo dos meios de comunicação mais clássicos.
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