segunda-feira, 12 de junho de 2006

Spamming - Internet marketing

Você certamente já recebeu, pela Internet, algumas mensagens estranhas, prometendo dinheiro fácil, ofertas de milhares de fotos pornográficas, histórias comoventes de crianças morrendo que, para se salvar, precisam apenas de uma pequena doação para realizar uma cirurgia, comprar remédios, e muitas outras.

Este tipo de mensagens, enviadas sem que o destinatário as solicite, é hoje a maior praga que infesta a Internet. São um aborrecimento constante para usuários, provedores de acesso e fonte de prejuízo para muitas empresas.

Como o correio eletrônico constitui hoje uma ferramenta de trabalho essencial para um grande universo de pessoas, a leitura e a decisão do que fazer com cada uma das mensagens, toma tempo e consequentemente, acarreta uma perda de produtividade. Se a pessoa que recebe estas mensagens é do tipo que se enfurece com este tipo de coisas e responde indignadamente a todas as mensagens indevidas que recebe o prejuízo é ainda maior.

Este tipo de prática denomina-se Spamming. Os spammers compram listas de endereços de empresas que varrem a Internet para coletar endereços de pessoas que enviam artigos para grupos de discussão, catálogos de endereços online, listas de discussão que disponibilizam, inadvertidamente ou não, os endereços eletrônicos de seus assinantes a quem os solicitar e de várias outras maneiras.

A forma como estas mensagens são entregues é uma forte indicação do caráter criminoso das pessoas que se empenham nesta forma de marketing ilegal. Como muitas pessoas são veemente contra esta prática, os spammers normalmente enviam suas mensagens a partir de outros computadores que não têm nada a ver com o esquema. Isto é feito para encobrir as pistas e impedir que os protestos retornem ao computador a partir do qual todas as mensagens realmente se originaram.

Até bem pouco tempo a configuração normal da maior parte dos servidores de correio eletrônico da Internet permitiam a entrega de mensagens oriundas de outros computadores, o que no jargão técnico se denomina relaying. Explicando melhor, o computador A envia para o computador B uma mensagem destinada a 100.000 pessoas. O computador B está configurado para aceitar este tipo de solicitação e realiza a entrega das mensagens. Em breve os administradores do computador B estão recebendo mensagens iradas de diversas partes do mundo, sem nem mesmo saber a razão. E os usuários do computador B também irão reclamar, pois ele se tornará extremamente lento .

Além deste desgaste institucional, de se ter empresas sérias associadas a tais práticas condenáveis, temos que considerar também o tempo gasto pelos computadores para entregar todas as mensagens e também o congestionamento do canal de comunicação que conecta a empresa à Internet. Não nos esqueçamos também dos analistas de sistemas que têm que tentar apagar estas mensagens, explicar tudo, etc, etc. Como se pode ver, os prejuízos são imensos.

Hoje em dia é cada vez mais raro encontrar-se computadores na Internet que concordem em entregar mensagens desta forma, mas os spammers continuam na busca. Assim que descobrem um computador mais permissivo, ele é imediatamente inundado com centenas de milhares de mensagens para entregar.

No mundo real estamos acostumados a receber pelo correio várias divulgações de produtos. A diferença é que o selo, envelope, folhetos, etc, são pagos pela pessoa ou empresa interessada na divulgação de seu produto. O máximo que o destinatário pode gastar é o esforço de rasgar a papelada e jogar no lixo. O spammer, ao contrário, está divulgando o seu produto e quem paga pelo selo, envelope, despesas de envio e tudo o mais é o destinatário.

E qual deve ser a nossa atitude frente a tal abuso? Primeiramente, nunca responda a este tipo de mensagens. Tem um velho ditado que diz, nunca brigue com um porco pois os dois acabam sujos e o porco gosta da sujeira. Os spammers estão plenamente conscientes de que o que estão fazendo é ilegal, e que a grande maioria reprova tais práticas. Se conseguirem vender o seu produto para apenas um porcento das pessoas que receberem suas mensagens, ainda assim o lucro é fantástico.

Algumas pessoas respondem com o que se chama mail bombing, ou seja, responder ao spammer com milhares de mensagens do mesmo tipo. Isto não deve ser feito por duas razões: a primeira delas é que a sua revolta pode estar sendo dirigida contra a pessoa errada, visto que os spammers, como explicado acima, tentam encobrir os seus passos e a segunda é que você estará utilizando recursos computacionais preciosos para nada, entupindo o canal de comunicações de seu provedor.

Eliminar o spamming é extremamente difícil visto que os spammers são extremamente inventivos e estão sempre inventando novas formas de prosseguir com suas atividades. Além disto, existem medidas que você mesmo pode tomar para se proteger desta praga. A maioria dos programas de email (Eudora, Netscape Messenger, Microsoft Exchange e outros) oferecem facilidades de filtragem de mensagens. A filtragem serve para direcionar mensagens para arquivos diferentes da caixa de entrada, para leitura posterior ou, como no caso das mensagens de spamming, para apagá-las imediatamente.

Mensagens cujo título contenha as palavras money, o carácter $, e outras (você mesmo vai montando o seu dicionário particular com o tempo), geralmente se enquadram nesta categoria. Crie o seu filtro e pronto, você nem mesmo verá tais mensagens. Adicionalmente você pode tomar medidas para proteger seu endereço eletrônico.

Quando se inscrever em alguma lista eletrônica, certifique-se que a lista de assinantes não está disponível para qualquer um( Politica de privacidade). Se enviar mensagens para grupos de discussão , utilize um e-mail diferente do que você usa para conduzir as suas atividades diárias.

Internet marketing

↑ Grab this Headline Animator

0 Comentarios - Spamming - Internet marketing:

Enviar um comentário

<< Home

+ Internet Marketing


Internet Marketing - Glossário - Letra D
Directorios e motores de busca do Brasil
O porque de registrar mais de um dominio
Internet Marketing - Glossário - Letra C
Lista de Directórios para cadastro de site
Fusion Marketing - Ideias
Internet Marketing - Glossário - Letra B
Internet Marketing - Glossário - Letra A
Pagina Web
E- mail marketing - NewsLetter