quinta-feira, 12 de abril de 2007

Marketing de Guerrillha

Marketing de GuerrillhaMarketing de Guerrillha

O objectivo da utilização do marketing de guerrilha passa normalmente por permitir a pequenas empresas combater gigantes ou para pura e simplesmente a sua sobrevivência.

O termo Marketing de guerrilha é uma colagem a um tipo de evento que acontece no mundo de hoje, ou seja, tem por base aquilo que esse passou no século passado e que foi muito habitual que foi a formação de um tipo de guerra não convencional no qual o principal estratagema é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros.

A guerra de Guerrilha normalmente acontece quando existe um grande desequilíbrio de forças e temos uma parte muito mais forte que outra mais fraca. Assim acontece quase sempre que a guerrilha aparece devido esse desequilíbrio e assenta as suas formas de batalha em ataques surpresa, excelente conhecimento do terreno de batalha e ajuda da população em detrimento de armas avançadas e treino militar específico.

O exemplo do Afeganistão é um dos mais claros neste tipo de guerra.

Alguns Tipos de Marketing de Guerrilha

Marketing Viral
Buzz Marketing
PR Stunt
Teatro de Rua
Marketing de Emboscada

Existem na Internet varias traduções para marketing dos métodos de guerrilha, deixo aqui uma que acho ser realística e ate interessante:

“Pequenos grupos constituídos ilegalmente – Energia em vez de dinheiro”

Nem sempre é necessário ter um grande Budget para dar a conhecer a sua marca, muitas vezes um bom posicionamento e uso de algumas ferramentas de guerrilha de forma consistente servem

“Desobediência às normas estabelecidas nas convenções – Métodos Não convencionais”

O marketing de guerrilha não usa os suportes habituais nem media tradicional pois estes consomem normalmente uma parte significativa do budget.

“Extrema mobilidade - Resposta rápida ao mercado”

As acções são de rápida implementação, pois como não existe grande estrutura ou produção é possível implementar as mesmas em horas ou dias.

“Conhecimento do campo de batalha - Conhecimento do público-alvo”
O conhecimento do objectivo permite fazer uma promoção extremamente direccionada e focada.

“Grande capacidade de atacar de surpresa - Acções surpreendentes”
De forma criativa e surpreendente criar fluxos de informação que chamam a atenção de outras médias, bem como do público-alvo de forma a criar correntes de comentários (Buzz Marketing, Viral Marketing)

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