sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Canta Mebocaina

CantaMebocaína

Foi lançado um web site “CantaMebocaina” que tinha num dos seus objectivos de activação de marca aproveitar as novas tecnologias (vídeo) e o próprio marketing Viral.

A ideia do mesmo é interessante, seguindo um pouco o que se faz por esse mundo fora, no entanto, é feita em Portugal e como seria de esperar está feita com bases amadoras, pois dá para perceber que de Internet quem bolou a coisa pouco sabe.

Este tipo de evento que pretende provocar correntes de Viral marketing tem que ser feito por profissionais que entendam de web e não apenas de construir sites.

O site serve para fazer upload de um vídeo, relacionado com a Mebocaína que depois será votado num concurso pelos vistantes do site, existindo assim uma classificação.

Analisando a coisa deixo aqui alguns pontos que me deixam a pensar se e Mebocaina forte, fraca ou muito fraca.

Soube disso, através de um press realease lançado, mas que não continha o link do site, e não falava sequer sobre a parte web da campanha .

Fui fazer uma busca pelos motores de busca e vi nos primeiros lugares blogs do assunto que não são do site original, dai parte da campanha vai-se perder para outros sites. (optimização motores de busca, o que é isso perguntam eles?)

Procurei um blog oficial onde deveriam estar as notícias e novidades, e permitir assim a comunidade comentar o que se faz de modo a estabelecer uma corrente, mas da campanha cantaMebocaína não encontrei.

Continuei e entrei no site, e começaram as surpresas, uma companhia como aquela que é dona da marca Mebocaína permite tantos erros, se não vejamos, não tem politica de privacidade dos dados inseridos pelas pessoas que enviam os dados, estando assim ilegal pois não cumpre a lei. A outra questão que não se pode saber e que me deixa duvidas (será que pediram autorização para ter esta base de dados enviados nos uploads aos organismos competentes conforme a lei de protecção de dados)

Logo, existem aqui algumas ilegalidades básicas, que pensei que uma companhia e marca desta capacidade não cometessem, arriscando assim a sua credibilidade. Assim já não é mau ter o regulamento.

Mas passando por cima, fui testar a forma de envio, nova surpresa, o form de envio tem campos obrigatórios mas falha na validação pois é possível enviar uma foto.

Por aquilo que entendi, o software usado não é uma plataforma própria, mas sim o uso do YouTube, ou seja, é enviado o vídeo e não sabemos para onde pois não esta no site a politica de privacidade, nem regulamento a forma como a coisa se processa (em relação ao regulamento tenho duvidas da sua legalidade, pois os vídeos ao serem submetidos a outra entidade, neste caso Youtube, é dado permissão de reprodução dos mesmos para todas as pessoas que o desejarem, e pelo que vi no regulamento não tem que os direitos dos mesmos sejam transmitidos para o site cantamebocaina.

Só espero que o site tenha pelo menos falado com o YouTube para proteger estas e outras situações pois como sabemos se algo corre mal o YouTube pode apagar ou ate cancelar a conta em causa. O que se pergunta é, ai o que acontece fica tudo sem efeito?

Este ponto pode ser importante pois se o YouTube cancelar o usuário ou decidir que são conteúdos impróprios o concurso de uma empresa farmacêutica portuguesa e de um dos seus produtos a Mebocaina sair do ar, ou seja completa irresponsabilidade, e que a acontecer pode trazer prejuízos avultados a marca e ao produto devido a perda de confiança do consumidor.

Eu ate apostaria que este meu artigo sobre o concurso é capaz de vir a ter mais visitas direccionadas por motor de busca que o site do concurso.

Estes são só alguns pormenores, ou seja, as ideias às vezes são boas como caso da canta mebocaina, a execução é que passa sempre por o jeitinho sem profissionalismo, e depois admiram-se que algo corra mal ou que o próprio cliente da campanha fique incomodado e tenha prejuízos.

P.S: Não vi qualquer tipo de possibilidade de acesso ao site por pessoas com deficiência, pois não cumpre as regras básicas de acessibilidade.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Tags Blogalaxia: , , , , , ,

Etiquetas: , ,

Internet marketing

↑ Grab this Headline Animator

0 Comentarios - Canta Mebocaina:

Enviar um comentário

<< Home

+ Internet Marketing


Código norma W3C
Q-Ads ferramenta
Studivz – Rede contactos
Ebe06 - Evento blog
Tráfego internacional
Sitemap 0.90
Tema do website
TitleTag
URLs dinâmicos
Qualidade dos links