domingo, 29 de abril de 2007

Código de conduta blogueiros

Código de conduta para editores de Blogs " blogueiros"

Em consequencia do recente comentário de Tim O'Reilly sobre Código de conduta.

Nós celebramos a blogoesfera pela adopção das conversas francas e abertas. Franqueza não significa falta de civismo, e assim é apresentado um código de conduta para aqueles que escrevem blogs “ blogueiros”. Este código de conduta é apresentado na esperança que o mesmo ajuda a criar uma cultura de respeito, de conversas construtivas e capacidade de expressão pessoal.

1. Assumimos a responsabilidade pelas palavras e comentários publicados no nosso blog. Nós estamos comprometidos com o “ Esforço de civismo”, e assim não serão publicados artigos com conteúdo inaceitável, bem como os comentários que contiverem esse tipo de conteúdo serão apagados.

Consideramos conteúdo inaceitável tudo que inclua ou contenha um link para:

- Usado para abusar, perseguir ou ameaçar outros
- Falso, injurioso e difamatório sobre outras pessoas
- Infrinja os direitos de autor ou marca
- Viole uma obrigação de confidencialidade
- Viole a privacidade de Outros

Definimos e determinamos o que é “ conteúdo inaceitável” caso a caso, e as nossas definições não estão limitadas a esta lista. Se apagarmos ou retirarmos um comentário ou link, comunicaremos o acto e explicaremos o porque de ter sido realizado [Reservamo-nós o direito de mudar estes pressupostos a qualquer altura sem aviso prévio.]

2. Não diremos nada on-line que não dissermos pessoalmente.

3. Damos preferência a comunicação em privado antes de respondermos publicamente
Quando existirem conflitos e mal entendidos na “blogoesfera”, faremos todos os possíveis para falarmos em privado e directamente com a(s) pessoa(s) envolvidas, ou se possível através de um intermediário, por forma a só em ultimo recurso publicarmos artigos ou comentários sobre o assunto.

4. Quando acreditarmos que alguém está a atacar outro de forma injusta, nós tomamos uma atitude e agimos.
Quando alguém estiver a publicar comentários ou artigos que são ofensivos, nós comunicaremos com eles o facto (de forma privada, se possível – ver Ref. acima) e pediremos publicamente que façam as correcções.
Se os comentários publicados poderem ser considerados como ofensivos, e quem os realizou não os retirar e pedir desculpa, realizaremos todas as diligências de forma a colaborar com a lei e autoridades para que o alvo das mesmas seja protegido.

5. Não serão permitidos comentários anónimos
Nós solicitamos a quem comenta que introduza um e-mail valido antes de poder executar o seu comentário, no entanto autorizamos os comentadores a identificarem-se através de alias- NickName ( “alcunha”) em vez do nome próprio.

6. Ignoramos os “trolls” (provocadores)
Preferimos não responder a comentários maliciosos sobre nós ou o nosso blog, desde que esses não sejam injuriosos ou difamatórios. Acreditamos que alimentar os “trolls” (provocadores) apenas os incentiva –“Nunca lute com um Porco” pois ambos nós sujamos, mas o porco gosta. Ignorar os ataques públicos é na maior parte das vezes a melhor solução para os travar.

Foi decidido que para alem disso era necessário um “ tudo possível” badge (pin) para aqueles sites que querem avisar os possíveis comentadores de que estão a entra numa zona livre de tudo. O texto para este seria mais ou menos assim:

Este e um fórum aberto e sem censura. Não somos responsáveis pelos comentários de nenhum artigo, e quando a discussão ficar mais quente, ou com linguagem mais ofensiva, ou mesmo com insultos ou outro tipo de comentários indesejáveis não fique admirado. Participar neste site é por sua conta e risco

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

Internet marketing

↑ Grab this Headline Animator

1 Comentarios - Código de conduta blogueiros:

Anonymous Daniel disse...

E isso ai. o maluco tem que saber o que fala

02 maio, 2007 23:30  

Enviar um comentário

<< Home

+ Internet Marketing


Tim O'Reilly - Código Conduta
Simulador Imposto Automóvel
Yahoo Music
Entrevista com Vanessa Fox
Marca Google
Portugal E-MKT 2007
Google PowerPoint clone
MapMyName
Yahoo
Google one box